U2 – NO LINE ON THE HORIZON

Por Celso Felizardo Jr

Mais um lançamento da banda irlandesa U2, “No line on the horizon”. Em sua pré-estréia, muito foi dito pelos produtores que o novo disco iria revolucionar o rock mais uma vez. Mais uma vez um engodo. O disco apenas consegue ser melhor que seus antecessores (após 1991) que seguiam uma linha brega eletrônica.

A guitarra com muito trêmulo, marca registrada da The Edge, aparece por todo o álbum e o potente vocal de Bono continua o mesmo. No geral, as músicas tendem muito para o pop, e deixa a desejar. Falta a força visceral das canções de War.

A faixa-título que abre o disco e a seguinte Magnifcent dão idéia do que vem a seguir.

Após algumas músicas medianas, vem o Single `Get On Your Boots´. Ele começa com um riff bem rock and roll, mas logo se dissipa em uma batida sem graça. O refrão possui uma linha melódica interessante, mas o acompanhamento não é bem explorado e soa estranho. A música parece uma versão açucarada da música Do The Evolution, do Pearl Jam

O destaque do disco é “Stand Up Comedy”, com uma boa letra e arranjo bem trabalhado, a faixa consegue elevar o conceito do álbum, que oscila entre altos e baixos.

O resultado é apenas um álbum mediano que de revolucionário não tem nem mesmo a capa, (PB, como as anteriores, com um sinal de igual entre o céu e o mar), um trabalho do fotógrafo Anton Corbijn.

O Marketing do Vazamento

Você consegue imaginar Bono Vox morando em uma casa com janela para a rua? Esses quartos, tipo um puxadinho que dá pra calçada. Pois bem, o novo álbum do U2 vazou antes do lançamento, e a causa mais provável segundo a gravadora seria que Bono Vox se empolgou com as novas canções de “No line on the horizon” e o escutava em volume muito alto na sua casa, quando, uma pessoa que passava na rua reconheceu a voz do cantor e começou a gravar com um celular.

História pra boi dormir... Cada vez mais a pirataria é responsável por tudo que acontece aos dinossauros da música e as gravadoras. Restou-lhes a opção de tentar faturar em cima disso, então surge o vazamento intencional. Jogam na rede um arquivo de baixa qualidade para uma repercussão mundial. A propaganda é a arma do negócio.

Cada um usa as armas que tem, já diria o poeta, mas essa foi uma piada. O puxadinho de Bono Vox.


0 comentários: